sábado, 26 de fevereiro de 2011

COMA PARA VIVER, NÃO VIVA PARA COMER

Nos dias atuais é cada vez mais comum os alimentos industrializados, os rápidos de serem prepararados, os gordurosos, os sem fibras, os cheios de conservantes, acidulantes, corantes e etc, deixando de lado a estruturação física e o bem estar. Dar o melhor em alimentação para nossos filhos e claro, nós mesmos, não é só recorrer as prateleiras dos supermercados, mas sim tirar o tempo necessário para nos dedicar a cozinha. Preparar alimentos naturais,orgânicos, cultivar o hábito da alimentação saudável como o consumo de frutas, legumes, folhosos, fibras, fará com certeza a grande diferença no decorrer da vida, e claro, na idade avançada mais ainda. Não se pode esquecer dos exercícios moderados, das boas caminhadas ao ar livre, do consumo de água em natura, e dormir sempre muito bem. A disciplina alimentar deve ser iniciada na escola para que a criança se torne um adulto saudável e crie influências positivas em toda a família. Um grande número de doenças (asma, bronquite,alergias, renites, sinusites)são problemas graves para a saúde pública e que estão ligados a alimentação errada e nos faz pensar o que estamos fazendo com nossas vidas!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

LEITE DE INHAME

Leite de Inhame:

- 1 inhame japonês pequeno,

- 1 xícara de água mineral.


Modo de fazer:

1º Descasque o inhame, corte-o em pequenos pedaços e bata-o no liquidificador com a água.

2º Coe o leite com um pano de algodão. Utilize-o em seguida ou guarde na geladeira por 3 dias. Se quiser um leite mais ralo, adicione água a gosto. Eu fiz com um inhame médio e duas xícaras de água.

LEITE DE ARROZ CASEIRO

Leite de Arroz:

- 2 xícaras de arroz, qualquer tipo, sem lavar

- 10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio

- 1/2 colher das de chá de sal

- Metade de uma fava de baunilha


Modo de fazer:

1º Leve ao fogo a água com o arroz, o sal e a metade da fava de baunilha cortada ao meio, por 15 minutos, não mais que isso.

2º Passe o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador, utilizando o modo pulsar em três pulsadas rápidas para apenas quebrar os grãos sem formar uma papa. Se você esperar o arroz esfriar ele cozinhará mais e absorverá mais água e mesmo produzindo o leite da forma descrita, ele ficará bem grosso.

3º Peneire mexendo delicadamente no arroz apenas para sair o líquido. Está pronto para ser utilizado.
Nota:

Adicionando cálcio:

Você pode adicionar cálcio ao leite misturando uma colher de chá de pó de casca de ovo ou cálcio de ostras em pó, encontrados em boas lojas de produtos naturais. Se misturá-lo a um pouco de leite de avelãs ele já estará enriquecido de cálcio, pois as avelãs são ricas em cálcio, mais até do que o leite de vaca.

Adicionando ômega 3:

Para fazer um leite enriquecido com ômegas, adicione 1 colher das de sopa de óleo de linhaça, ou de nozes, ou de canola prensados à frio e depois de pronto. Estes óleos não são os óleos de cozinha encontrados em supermercados. São vendidos em lojas de produtos naturais em pequenas garrafas de vidro.

LEITE DE COCO CASEIRO

Leite de Coco Caseiro:

- 1 coco

- 900 ml de água mineral morna

Modo de fazer:

1º Fure o coco, retire a água e reserve.

2º Quebre o coco e leve-o ao forno quente por poucos minutos. Isto fará com que a polpa desprenda com mais facilidade. Com uma faca retire COM CUIDADO a polpa da casca dura.

3º Coloque a polpa no liquidificador junto com a água do coco que foi reservada e a água morna. Bata por uns 3 minutos.

4º Coe com um pano de algodão espremendo bem para retirar todo o leite. Está pronto para uso. Guarde o coco ralado no freezer para utilizá-lo em receitas.