sexta-feira, 31 de agosto de 2012

NHOQUE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

03 batatas grandes
01 copo de farinha de arroz
02 colheres de sopa de azeite de oliva
01 colher de chá de sal

Preparo:
Amasse bem as batatas já cozidas sem casca e reserve um pouco da água do cozimento para misturar com a massa das batatas, o óleo, 3/4 da farinha de arroz e volte ao fogo mexendo bem até formar um pirão. Deixe amornar e amasse com o restante da farinha de arroz. Faça rolinhos com a espessura de 1 cm e meio aproximadamente. Corte os nhoques em pedacinhos e cozinhe em bastante água já quente com o sal e um fio de azeite, retirando-os da água quando forem subindo a superfície da panela. Sirva com molho de seu gosto.

MASSA PARA PIZZA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

1/4 de xícara de água mineral
02 ovos
1/3 de xícara de amido de milho
2/3 de xícara de farinha de arroz
01 colher de chá de sal
1/2 colher de sopa de fermento em pó (branco)
1/4 de xícara de azeite de oliva

Preparo:
Bata os ovos com a água com um batedor de ovos. Junte os outros ingredientes inclusive o óleo e misture bem para formar uma massa homogênea. Espalhe a massa na forma de 30 cm untada ou antiaderente. Coloque a cobertura de seu gosto ainda na massa crua. Leve ao forno pré aquecido a 210ºC por aproximadamente 25 minutos.

PANQUECAS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

01 copo de farinha de arroz
1/2 colher de chá de sal (opcional)
02 colheres de sopa de azeite de oliva
01 copo de leite de soja original (se desejar pode usar saborizado)
01 ovo

Preparo:
Bater tudo no liquidificador formando uma pasta homogênea. Leve ao fogo uma frigideira antiaderente untada com azeite. Quando estiver quente despeje uma concha de massa espalhando por toda superfície da frigideira. Deixe dourar de um lado e depois vire. Repita a operação até terminar a massa. Cubra cada massa com o recheio de sua preferência e enrole. Sirva quente.
OBS- se usar leite de soja com sabor use somente recheio doce. Recomendo usar leite de soja culinário original (sem sabor) já existente no mercado da marca yoki, por exemplo.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TORTA SALGADA SEM GLÚTEM E SEM LACTOSE

TORTA DE MASSA "PODRE" SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE COM RECHEIO DE PEITO DE FRANGO, NOSSA JANTA FAVORITA.

BISCOITOS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

MINHAS DELÍCIAS QUE FAÇO PARA OS AMIGOS, A BASE DE CHOCOLATE PURÍSSIMO.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CRACKERS SALGADOS

Crackers Salgados SGSC:




- 2 xícaras da mistura de farinha sem glúten (2 xíc. de farinha de arroz, 2/3 de xíc. de fécula de batata, 1/3 de xíc. de polvilho doce)
- 1/2 colher das de chá de fermento químico em pó
- 1/2 colher das de chá de bicarbonato de sódio
- 2/3 de xícara de creme vegetal
- 1/3 de xícara de leite de soja
- 1/2 xícara de água
- Sal grosso triturado e temperos a gosto (orégano, salvia, alecrim, ervas finas)
Modo de fazer:
1º Pré-aqueça o forno a 205º C.
2º Em uma vasilha misture os ingredientes secos. Adicione o creme vegetal, o leite de soja e a água. Amasse com as mãos até formar uma massa macia e uniforme. Se ficar muito seca, adicione água aos poucos, uma colher de cada vez.

3º Divida a massa em duas partes e abra-a com um rolo entre duas folhas de papel manteiga do tamanho de uma assadeira média. Abra o mais fino possível, quanto mais fininha melhor.

Retire a folha de papel manteiga superior. Com uma faca ou um cortador de pizza, corte quadradinhos. Com um garfo, fure toda a massa. Salpique o sal grosso triturado em pedacinhos menores e/ou o tempero que desejar.
4º Transfira a massa no papel manteiga cuidadosamente para uma assadeira e asse por 15 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e retire os biscoitos com cuidado da folha para não quebrar. Guarde em potes bem fechados.
Sirva puro ou acompanhado de pastinhas como aperitivo.

FARINHA DE COCO

A novidade nos Estados Unidos é a farinha de coco. A Farinha Orgânica de Coco é um alimento funcional, integral, com alta concentração de fibras, obtido da amêndoa de cocos saudáveis e maduros, sem adição de açúcar ou qualquer aditivo químico ou conservante. Melhora o funcionamento intestinal, ajuda a regular o açúcar no sangue protegendo contra o diabetes, auxilia na prevenção contra doenças cardíacas, contribui para perda de peso, possibilita bem estar geral ao organismo, protege a sua saúde por não conter substâncias químicas tóxicas.


Esta era uma farinha só encontrada lá fora, mas finalmente nós aqui na terra do coco, já temos uma empresa fabricando esta maravilha e de forma orgânica.

FARINHA DE ARROZ

A farinha de arroz é uma opção sem glúten para substituir a farinha de trigo em várias receitas saborosas, como pães, bolos, panquecas, cremes, entre outros. Ela é muito usada no Pão de Quinoa Germinada com Linhaça, delicioso comer no café-da-manhã.

RECEITA:

2 xícaras de arroz integral cru (ou outra quantidade desejada)- também com arroz branco.

Bata o arroz cru no liquidificador.

Passe na peneira, separando a parte que já virou farinha. Coloque novamente no liquidificador o arroz que ainda está em pequenos grãos. Repita o procedimento de peneirar e tornar a bater o restante quantas vezes forem necessárias.









SUGESTÕES DE PREPARO

- A lecitina de soja granulada ou líquida pode ser consumida pura ou adicionada a sucos de frutas, vitaminas batidas no liquidificador com leite e frutas, sopas e mingaus.


- Crianças e idosos devem consumir sucos, vitaminas de frutas, sopas e mingaus acrescidos de lecitina de soja, enriquecendo o valor nutricional das refeições. Este suplemento auxilia no adequado funcionamento do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) e melhora a capacidade de concentração e memória, fatores importantes e necessários para as crianças e idosos, principalmente.

COMO COMPRAR A LECITINA DE SOJA

- A lecitina de soja pode ser encontrada comercialmente nas formas líquida (de consistência semelhante ao do melado), granulada ou em cápsulas.


- Durante a exposição para venda, a lecitina de soja granulada ou líquida deve estar em embalagem íntegra, vedada e que permita a sua visualização, a fim de verificar possíveis danos.

- Deve-se evitar a compra de lecitina de soja à granel, pois a higiene durante o armazenamento é precária e há risco de contaminação por microorganismos e insetos.
Procure sempre adquirir produtos de fonte orgânica, biológica ou natural, pois excluem o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos e pesticidas. Estes sistemas de cultivo mantêm a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza, tendo como resultado produtos que não prejudicam o organismo e preservam o meio ambiente.





FALANDO DE SOJA

A soja é um grão vegetal (leguminosa), cultivado há séculos principalmente por povos asiáticos, especialmente pelos chineses, adquirindo grande importância nutricional nos séculos XIX e XX. Os grãos de soja são envolvidos por vagens cilíndricas, de coloração verde-clara e apresentam tamanho pequeno, formato arredondado, coloração bege-clara, consistência dura e sabor característico.
Da soja pode-se extrair diversos sub-produtos, entre eles, a lecitina de soja. A lecitina de soja consiste dos fosfolipídios extraídos do grão de soja após a extração do óleo dos flocos de soja, através do processo de precipitação de vapor e produzida industrialmente por filtração, mistura, composição, modificação enzimática ou química.
A lecitina de soja é utilizada também pela indústria alimentícia como emulsificante, estabilizante e surfactante, na produção de diversos tipos de alimentos, como chocolates, margarinas, biscoitos, entre outros. Este suplemento alimentar pode ser encontrado comercialmente nas formas líquida (de consistência semelhante ao do melado), granulada ou em cápsulas.
A lecitina de soja é rica em ácidos graxos mono e poliinsaturados, colina (uma das diversas vitaminas do complexo B) e fósforo. Atualmente, o Japão consome quase que a metade da produção mundial de soja. O cultivo da soja representa importante atividade econômica nos Estados Unidos, com 50% da produção mundial, dos quais 15% são exportados para o Japão. O Brasil é responsável por 30% da produção de soja, seguido pela Argentina com 10% e demais países da América do Sul e África.

domingo, 12 de agosto de 2012

COZINHA BIG - AULAS DE CULINÁRIA



CALENDÁRIO DA COZINHA BIG




AGOSTO – 30 (QUINTA-FEIRA)

19:00HORAS ÀS 21:00HORAS

AULA: PRATOS COM ARROZ

CHEF ADELINO (DINO) SILVEIRA