domingo, 30 de março de 2014


MUFFINS DE CHOCOLATE

Ingredientes:
02 ovos
01 xícara de leite de soja
½ xícara de óleo de milho
01 xícara de farinha de arroz
01 colher de amido de milho
01 caixinha de pó para pudim baunilha light
01 colher de sopa de fermento para bolo
Chocolate em pó (o mais puro possível)
½ xícara de farinha de amendoim
½ xícara de açúcar mascavo (ou a mesma medida de adoçante F&F)
Raspas de limão
Uma pitada de sal
Pedaços de chocolate amargo picadinhos para recheio

Modo de fazer:
Leve a batedeira os ovos com o açúcar e bata em velocidade alta até formar um creme espesso. Acrescente o leite de soja, o óleo e bata por mais alguns instantes (2 minutos), diminuindo a velocidade. Vá acrescentando o restante dos ingredientes terminando pela farinha de arroz e por último o chocolate em pó. Bata por mais 2 minutos. Retire a massa com uma concha para colocar nas forminhas de muffins, sendo uma metade de massa, mais pedacinhos de chocolate e outra parte de massa. Polvilhe com chocolate em pó ou com os enfeites que desejar, cuidando para que os mesmos não tenham glúten ou lactose. (ler embalagens é importante). Coloque para assar a 200°C por aproximadamente 15 minutos (dependendo do forno) ou até estarem assados na parte de cima. Vale aí a moda do palitinho!!!!
CMC – SG/SL
O glúten é uma proteína presente no trigo (mas não somente no trigo) e que dá maciez e elasticidade as massas tradicionais.
 
Como as nossas farinhas não tem glúten, os produtos tendem a esfarelar, secar e serem mais densos do que os seus correspondentes com glúten originando produtos massudos e pesados porque a massa não dá liga.
 
Para tentar minimizar o problema, precisamos de um agente aglutinante e espessante. É aí que entra o CMC, um produto que desempenha este papel e relativamente fácil de ser achado.
 
Desta forma os produtos feitos em casa tem um aspecto mais comercial e bem cuidado, equivalendo as suas versões "normais" mais leves e macios.
 
C.M.C é abreviatura de Carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada. O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água. Funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês. É levemente laxante e saciador do apetite. Por isso, é algumas vezes usado em quantidades maiores em dietas de emagrecimento.
 
Foi interessante ler sobre isso após algumas pesquisas, pois notei ao iniciar uma dieta sem glúten que duas fatias de pão pequenas já são o suficiente para saciar a fome.
 
Em grandes cidades como o Rio e São Paulo, é possível achar o CMC a granel, rende mais e é bem mais barato, em lojas como a Casa Pedro http://www.casaspedro.com.br/ É assim que compro e faço meu pequeno estoque.
 
Em cidades menores é possível achar o CMC comercializado pela arcolor http://www.arcolor.com.br/ em lojas que vendam material para boleiras e produção de doces.
 
Caso não saiba onde encontrar em sua cidade entre em contato com a empresa pelo 0800-7090788 ou mande um e-mail para vendas3@arcolor.com.br Eles enviam pra qualquer parte do Brasil.
 
Eu utilizo o CMC em todas as receitas de pães e em muitas das receitas de bolos e biscoitos. Então se vocês quiserem reproduzi-las em suas casas, vão precisar deste ingrediente e é melhor providenciá-lo logo. (http://www.casaspedro.com.br/ www.casaspedro.com.br) Produtos naturais, produtos importados, produtos árabes, cestas de natal, bacalhau, doceria, especiarias, temperos, chocolate, conservas, frutas secas, cereais, azeitona, azeite, arroz integral, aveia, damasco, ameixa, passas, amendoim, feijões, rapadura, canela.
OLEAGINOSAS

Principais Características:
Em geral, as frutas oleaginosas apresentam as mesmas propriedades: combatem o envelhecimento celular, previnem diversas doenças por conter ácidos graxos mono e poliinsaturados responsáveis por efeitos como o controle de triglicerídeos, a diminuição do LDL (colesterol ruim) e o aumento do HDL (colesterol bom), além de atuarem como potentes antioxidantes, removendo os radicais livres produzidos em excesso pelo nosso organismo. Todas são excelentes fontes de cálcio e magnésio, substituindo com muita vantagem o leite de vaca.
 
AMÊNDOA: fonte de proteína, fibras, ferro, vitamina E e potássio.
AVELÃ: rica em potássio, proteína, vitamina E, fibras, cobre a maior fonte de cálcio de todas.
CASTANHA-DE-CAJU: possui proteínas, é rica em aminoácidos essenciais, zinco, ferro, ácido pantotêico, vitaminas B1 e B2. Para fazer o leite, é necessário que seja a castanha crua (que na verdade foi cozida para ser retirada da casca, mas não foi torrada) e sem sal.
CASTANHA-DO-PARÁ: É a mais calórica de todas mas fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração.
NOZ: ótima fonte de energia, potássio, proteína vegetal e a mais rica em vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração. Também é rica em ácido elágico, que pode inibir o crescimento de células cancerígenas e em vitaminas do complexo B.
LEITE DE AMÊNDOAS

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de amêndoas deixadas de molho por
12 horas e tendo a sua água trocada duas vezes
4 xícaras de água mineral
1/4 de colher das de chá de sal. O sal é importante para acentuar o sabor.
 
Modo de fazer:
1º Bata bem todos os ingredientes no liquidificador.
2º Passe este líquido numa peneira dividido em duas partes.
3º A papa de amêndoas que sobrou, adicione mais uma xícara de água mineral e volte ao liquidificador batendo novamente. Passe esta papa pela peneira.
3º Pegue todo o leite que foi peneirado e passe por um coador de pano ou por um pano de algodão limpo espremendo bem para retirar todo o resquício de polpa.
Está pronto para ser utilizado. Pode ser guardado na geladeira por 4 dias.
LEITE DE GERGELIM

Ingredientes:
1/4 de xícara de gergelim
4 a 6 tâmaras gigantes já sem o caroço
1 litro e meio de leite de arroz (receita aqui no blog, já pronto, sem adição de baunilha ou qualquer outro ingrediente)
 
Modo de fazer:
1º Deixe o gergelim de molho em um copo de água por no máximo uma hora.
2º Descarte a água.
3º No liquidificador bata muito bem o leite de arroz com as sementes de gergelim e as tâmaras.
4º Peneire e guarde na geladeira por até 3 dias.
MANTEIGA DE CASTANHAS
 
Ingredientes:
2 colheres sopa do resíduo das castanhas
2 colheres sopa de ghee (manteiga clarificada)
1 colher chá de nutritional yeast (opcional)
1/2 colher chá de CMC
Sal a gosto
 
Modo de fazer:
Misture tudo muito bem e empregue.
 
Consuma em 5 dias no máximo. Guarde o restante do resíduo de castanhas no freezer e vá preparando a manteiga em poucas quantidades, pois, a validade é pequena.
SHAKE DE PROTEÍNAS
 
Ingredientes:
4 a 6 cubos de gelo
1 xícara de morangos frescos ou congelados
1 xícara de leite de amêndoas
2 colheres das de sopa de aveia sem glúten
2 colheres sopa de manteiga de amêndoas
2 colheres sopa de óleo de coco
2 colheres medida de proteína de arroz
1 colher sopa de mel ou glicose para manter uma receita vegana
 
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Se você usar os morangos congelados, fica bem grosso, parecendo um frapê.
LEITE DE SEMENTE DE GIRASSOL COM ALFARROBA
 
Ingredientes:
1/2 xícara de sementes de girassol sem casca
(deixadas de molho por 4 horas)
2 xícaras de água mineral
2 colheres sopa de alfarroba em pó
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
Adoçante a gosto
 
Modo de Fazer:
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Passe todo o líquido várias vezes por uma peneira bem fina para retirar todo o resíduo, ou coe utilizando um saquinho de voal. Mexa bem antes de servir.
YAKULT DE LEITE DE ARROZ

Ingredientes:
1 litro de leite de arroz (o de caixinha italiano)
1envelope de fermento lacteo
1/4 de xícara de amido de milho ou araruta
2 colheres sopa de nectar de agave ou glicose da Yoki
 
Modo de fazer:
1º Dissolva o amido em meio litro de leite de arroz. Leve ao fogo para engrossar.
2º Retire do fogo, junte o restante do leite e as duas colheres de glicose. Deixe esfriar.
3º Adicione o fermento lacteo e mexa bem.
4º Leve à iogurteira e ligue-a deixando funcionar por 12 horas.
5º Guarde o leite fermentado em geladeira por no máximo 4 dias.
 
Agite sempre antes de beber. Rende 1 litro.
 
Observação:
O leite de arroz italiano pode ser encontrado em boas lojas de produtos naturais, lojas online na internet e na Rede Pão de Açúcar. O fermento lácteo também é encontrado em lojas de produtos naturais ou em lojas online, assim como o nectar de agave. Amido de milho e glicose da Yoki é possível encontrar em qualquer supermercado.
LEITE DE SEMENTE DE GIRASSOL GERMINADA
 
Ingredientes:
1 xícara de sementes de girassol descascadas germinadas
1 litro e meio de água mineral
1 pitada de sal
 
Para germinar as sementes:
Em um vidro de boca larga coloque as sementes e cubra com água limpa. Deixe de molho por 8 horas. Feche o vidro com um pedaço de filó, e prenda com um elástico. Derrame a água antiga e enxágüe os grãos com água filtrada. Coloque o vidro inclinado num escorredor em local fresco e sombreado e deixe descansar por mais 8h, quando os grãos iniciarão o processo de germinação. Se for um dia quente, enxágüe por 5 vezes, mas se estiver fresco 3 vezes será suficiente. Quando os grãos germinarem, já podem ser consumidos. As sementes germinadas apresentam um "narizinho".
 
Preparando o leite:
Coloque as sementes germinadas, a água e o sal no liquidificador. Bata bem e coe com um pano de algodão. Você também pode coar utilizando peneiras de duas espessuras: uma mais grossa e outra bem fina para conseguir tirar todos os resíduos.
Este leite fica ótimo para o preparo de vitaminas cremosas, pois as frutas camuflam o sabor de castanha e a sua cor acinzentada. Não jogue os resíduos de semente fora. Este resíduo é rico em fibras e ótimo para patês e poderá também ser aproveitado em outras receitas. Pode ser congelado.