Macaxeira, mandioca ou aipim são os diferentes nomes que usamos para este vegetal, dependendo da região do Brasil. O bolo de macaxeira é super cremoso e a receita original não leva farinha nem leite. Eu aproveitei para adicionar um creme de limão feito com castanha do pará. Este creme dá um constraste delicioso no bolo e você pode usar a mesma receita para criar coberturas cremosas e sem leite para outros bolos e tortas.
INGREDIENTES
- 500g de macaxeira cozida
- 2 gemas
- 2 ovos inteiros
- 300 g de açúcar mascavo*
- 250 ml de leite de coco
- 2 colheres de sopa de creme vegetal
- raspas de 1 limão
- 6 castanhas do pará
- suco de 1 limão médio
- 50 ml de água morna
- 1 colher de chá de amido de milho
- 60 g de açúcar cristal
Depois de cozida a macaxeira, corte-a em cubinhos e adicione o leite de coco na mesma panela do cozimento. Leve a mistura ao processador ou liquidificador e adicione os ovos, as gemas, o açúcar mascavo e o creme vegetal. A massa deverá ficar homogênea.
Unte e enfarinhe uma forma de pão de 25 x 10 cm e coloque a massa. Asse-a em forno médio pré-aquecido por 40 minutos. O bolo cresce muito pouco pois não leva fermento e fica dourado por cima. Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar.
Para fazer a cobertura: coloque no liquidificador o suco do limão, as castanhas, a água e o açúcar. Bata até as castanhas ficarem ligeiramente trituradas e formar um leite. Leve a mistura para uma pequena panela, adicione o amido de milho e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até a cobertura ficar cremosa.
Desenforme o bolo, coloque a cobertura de limão com castanhas por cima e para enfeitar, adicione as raspas de limão.
Rendimento: 10 fatias
* Esta receita foi elaborada com açúcar mascavo e por isso a coloração do bolo está levemente caramelo. Se você for prepará-lo com açúcar branco, deverá diminuir a quantidade, já que o mascavo adoça bem menos que o açúcar refinado.
Esta receita foi elaborada:
- sem lactose
- sem proteínas do leite
- sem glúten
- sem soja
Nenhum comentário:
Postar um comentário