Com tantos pedidos para criarmos receitas com o menor número de ingredientes alérgenos possível, resolvi testar o uso de uma nova mistura de farinhas sem glúten, a base de quinoa, para tornar o bolo mais nutritivo já que não temos ovos nesta receita.
A farinha de quinoa é rica em proteínas de alto valor biológico e é considerada um dos cereais mais completos, sendo rica em vitaminas, minerais, carboidratos e aminoácidos. A farinha possui um sabor bem peculiar, mas misturada ao chocolate esse sabor fica amenizado.
A massa fica um pouco mais seca e se quebra com mais facilidade do que quando feito com farinha de trigo e ovos, por isso a calda de chocolate e o coco são essenciais nesta receita.
INGREDIENTES
- 1 xícara de farinha de quinoa
- 3/4 de xícara de fécula de batata
- 1/4 de xícara de polvilho doce
- 1 1/2 xícaras de açúcar mascavo peneirado
- 1/2 xícara de chocolate em pó (sem leite)
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1 xícara de água
- 2 colheres de café de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
- 50 g de chocolate de soja em barra
- 1/2 xícara de coco ralado
Em um recipiente, misture bem as 3 farinhas e reserve.
Em outro recipiente maior, misture bem o açúcar e o chocolate em pó. Aos poucos, adicione o óleo misturando bem. Após, adicione aos poucos a mistura de farinhas à massa intercalando com água. A massa deve ficar bem homogênea. Ao final, acrescente a essência de baunilha e o fermento.
Unte com óleo uma forma baixa, de 15 x 25 cm. Leve ao forno pré-aquecido por até 30 minutos em temperatura média ou teste com um palito para ver se a massa está cozida.
Para a cobertura, derreta no microondas o chocolate com 4 colheres de água por 20 segundos em potência máxima. Mexa bem até o chocolate se incorporar totalmente à água e formar uma calda.
Espalhe a calda por cima do bolo e em seguida, cubra o bolo com coco ralado.
Dicas:
- Se você não tem alergia ao glúten, você pode substituir a mesma quantidade de fécula de batata e polvilho doce por farinha de trigo, mantendo a farinha de quinoa na receita.
- Para alérgicos à soja: utilize um chocolate sem leite e sem soja (alguns chocolates amargos podem ser uma opção) ou use alfarroba.
- Se você substituir o açúcar mascavo pelo açúcar branco, lembre de usar menos quantidade para esta receita, já que o açúcar mascavo é menos doce que o açúcar branco.
(POR LUCIANE BALDO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário