quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FALANDO DE SOJA

A soja é um grão vegetal (leguminosa), cultivado há séculos principalmente por povos asiáticos, especialmente pelos chineses, adquirindo grande importância nutricional nos séculos XIX e XX. Os grãos de soja são envolvidos por vagens cilíndricas, de coloração verde-clara e apresentam tamanho pequeno, formato arredondado, coloração bege-clara, consistência dura e sabor característico.
Da soja pode-se extrair diversos sub-produtos, entre eles, a lecitina de soja. A lecitina de soja consiste dos fosfolipídios extraídos do grão de soja após a extração do óleo dos flocos de soja, através do processo de precipitação de vapor e produzida industrialmente por filtração, mistura, composição, modificação enzimática ou química.
A lecitina de soja é utilizada também pela indústria alimentícia como emulsificante, estabilizante e surfactante, na produção de diversos tipos de alimentos, como chocolates, margarinas, biscoitos, entre outros. Este suplemento alimentar pode ser encontrado comercialmente nas formas líquida (de consistência semelhante ao do melado), granulada ou em cápsulas.
A lecitina de soja é rica em ácidos graxos mono e poliinsaturados, colina (uma das diversas vitaminas do complexo B) e fósforo. Atualmente, o Japão consome quase que a metade da produção mundial de soja. O cultivo da soja representa importante atividade econômica nos Estados Unidos, com 50% da produção mundial, dos quais 15% são exportados para o Japão. O Brasil é responsável por 30% da produção de soja, seguido pela Argentina com 10% e demais países da América do Sul e África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário