quinta-feira, 7 de setembro de 2017

FRUGIVORISMO

Frugivorismo: A dieta das frutas. Entenda como funciona essa filosofia alimentar
Laranja no almoço, banana de lanche, mamão no café da manhã, morango para sobremesas e maçã no jantar! O que você acha desse cardápio? Será que dá para vivermos exclusivamente de frutas na alimentação? Cada vez mais comentado no mundo, o frugivorismo, dieta alimentar apenas à base de frutas, é motivo de curiosidade e, claro, dúvidas quanto a sua real eficácia nutricional. Por isso, vamos apresentar alguns aspectos importantes a serem considerados para quem planeja seguir esse estilo de vida ou, simplesmente, deseja saber um pouco mais. Confira!
Associada ao vegetarianismo (ou veganismo), devido à ausência de alimentos de origem animal, o frugivorismo é um estilo de vida natural, livre de substâncias industrializadas, corantes, gorduras ou qualquer outro tipo de produtos. A ideia dessa alimentação consiste em acreditar que as frutas, saborosas, versáteis e donas de propriedades nutricionais poderosas, podem suprir todas as nossas necessidades. No entanto, segundo a nutricionista Carine Rodrigues, mesmo sendo extremamente benéfica à saúde, um dieta só com frutas não é o bastante para o organismo:
"O frugivorismo é uma dieta que se baseia no consumo exclusivo de frutas, sendo estas consumidas tanto cruas quanto cozidas, em todas as refeições do dia. Podem ser consumidas todas as frutas, sem exceção. Por ser uma dieta muito restrita, que exclui outros grupos de alimentos, ela não é indicada para a população em geral, pois a médio e longo prazo pode acarretar em deficiências nutricionais importantes", explica a profissional.
Como iniciar a dieta das frutas?
Não há como negar: É uma mudança radical! Por isso, para quem deseja ser um "frugívoro" alguns passos são importantes. Confira:
1 - Procure um profissional: Antes de iniciar qualquer restrição alimentar é de suma importância um aconselhamento do médico. Marque uma consulta com um nutricionista, esteja atento às necessidades nutricionais antes de abdicar de alimentos importantes.
2 - Faça exames de rotina: Faça um check up geral! Exames de sangue, fezes, urina, cardiológicos, ortopédicos etc. Como a dieta da frutas abre mão da proteína animal, por exemplo, é importante estar atento à saúde dos ossos, ao funcionamento do intestino e tantas outras funções do nosso corpo.
3 - Adapte seu cardápio: Comece aos poucos... Substituindo o jantar por porções de frutas, sobremesas e lanches. Informe-se do consumo indicado para o seu organismo, da quantidade necessária e das frutas que não podem faltar no cardápio.
4 - Inove nas preparações: Está acostumado a comer frutas com iogurte? Comece a pensar em outras combinações, outras formas de preparar e incluir uma mesma fruta no seu dia a dia, assim, será mais fácil de adaptar ao frugivorismo.
Cuidados e recomendações com o frugivorismo
Os alimentos naturais, da safra, livres de agrotóxicos sempre são bem-vindos em um plano alimentar, porém, nosso organismo também necessita de outros nutrientes e substâncias. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, a deficiência da Vitamina B12 é a mais comum entre os adeptos desse plano alimentar, por isso, uma suplementação deve ser cogitada com o profissional de saúde:
"A deficiência de vitamina B12 é a mais comum, pois é encontrada apenas em alimentos de origem animal, como as carnes, leite e ovos. A carência deste nutriente pode causar danos no sistema nervoso", alerta e finaliza Carine.
* Carine Rodrigues (CRN 16101174) é nutricionista clínica e esportiva e especialista em emagrecimento e reeducação alimentar. A profissional disponibiliza suas redes sociais para contato: Facebook e Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário