domingo, 30 de março de 2014

CMC – SG/SL
O glúten é uma proteína presente no trigo (mas não somente no trigo) e que dá maciez e elasticidade as massas tradicionais.
 
Como as nossas farinhas não tem glúten, os produtos tendem a esfarelar, secar e serem mais densos do que os seus correspondentes com glúten originando produtos massudos e pesados porque a massa não dá liga.
 
Para tentar minimizar o problema, precisamos de um agente aglutinante e espessante. É aí que entra o CMC, um produto que desempenha este papel e relativamente fácil de ser achado.
 
Desta forma os produtos feitos em casa tem um aspecto mais comercial e bem cuidado, equivalendo as suas versões "normais" mais leves e macios.
 
C.M.C é abreviatura de Carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada. O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água. Funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês. É levemente laxante e saciador do apetite. Por isso, é algumas vezes usado em quantidades maiores em dietas de emagrecimento.
 
Foi interessante ler sobre isso após algumas pesquisas, pois notei ao iniciar uma dieta sem glúten que duas fatias de pão pequenas já são o suficiente para saciar a fome.
 
Em grandes cidades como o Rio e São Paulo, é possível achar o CMC a granel, rende mais e é bem mais barato, em lojas como a Casa Pedro http://www.casaspedro.com.br/ É assim que compro e faço meu pequeno estoque.
 
Em cidades menores é possível achar o CMC comercializado pela arcolor http://www.arcolor.com.br/ em lojas que vendam material para boleiras e produção de doces.
 
Caso não saiba onde encontrar em sua cidade entre em contato com a empresa pelo 0800-7090788 ou mande um e-mail para vendas3@arcolor.com.br Eles enviam pra qualquer parte do Brasil.
 
Eu utilizo o CMC em todas as receitas de pães e em muitas das receitas de bolos e biscoitos. Então se vocês quiserem reproduzi-las em suas casas, vão precisar deste ingrediente e é melhor providenciá-lo logo. (http://www.casaspedro.com.br/ www.casaspedro.com.br) Produtos naturais, produtos importados, produtos árabes, cestas de natal, bacalhau, doceria, especiarias, temperos, chocolate, conservas, frutas secas, cereais, azeitona, azeite, arroz integral, aveia, damasco, ameixa, passas, amendoim, feijões, rapadura, canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário