domingo, 30 de março de 2014

LEITE DE SEMENTE DE GIRASSOL GERMINADA
 
Ingredientes:
1 xícara de sementes de girassol descascadas germinadas
1 litro e meio de água mineral
1 pitada de sal
 
Para germinar as sementes:
Em um vidro de boca larga coloque as sementes e cubra com água limpa. Deixe de molho por 8 horas. Feche o vidro com um pedaço de filó, e prenda com um elástico. Derrame a água antiga e enxágüe os grãos com água filtrada. Coloque o vidro inclinado num escorredor em local fresco e sombreado e deixe descansar por mais 8h, quando os grãos iniciarão o processo de germinação. Se for um dia quente, enxágüe por 5 vezes, mas se estiver fresco 3 vezes será suficiente. Quando os grãos germinarem, já podem ser consumidos. As sementes germinadas apresentam um "narizinho".
 
Preparando o leite:
Coloque as sementes germinadas, a água e o sal no liquidificador. Bata bem e coe com um pano de algodão. Você também pode coar utilizando peneiras de duas espessuras: uma mais grossa e outra bem fina para conseguir tirar todos os resíduos.
Este leite fica ótimo para o preparo de vitaminas cremosas, pois as frutas camuflam o sabor de castanha e a sua cor acinzentada. Não jogue os resíduos de semente fora. Este resíduo é rico em fibras e ótimo para patês e poderá também ser aproveitado em outras receitas. Pode ser congelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário