domingo, 30 de março de 2014

OLEAGINOSAS

Principais Características:
Em geral, as frutas oleaginosas apresentam as mesmas propriedades: combatem o envelhecimento celular, previnem diversas doenças por conter ácidos graxos mono e poliinsaturados responsáveis por efeitos como o controle de triglicerídeos, a diminuição do LDL (colesterol ruim) e o aumento do HDL (colesterol bom), além de atuarem como potentes antioxidantes, removendo os radicais livres produzidos em excesso pelo nosso organismo. Todas são excelentes fontes de cálcio e magnésio, substituindo com muita vantagem o leite de vaca.
 
AMÊNDOA: fonte de proteína, fibras, ferro, vitamina E e potássio.
AVELÃ: rica em potássio, proteína, vitamina E, fibras, cobre a maior fonte de cálcio de todas.
CASTANHA-DE-CAJU: possui proteínas, é rica em aminoácidos essenciais, zinco, ferro, ácido pantotêico, vitaminas B1 e B2. Para fazer o leite, é necessário que seja a castanha crua (que na verdade foi cozida para ser retirada da casca, mas não foi torrada) e sem sal.
CASTANHA-DO-PARÁ: É a mais calórica de todas mas fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração.
NOZ: ótima fonte de energia, potássio, proteína vegetal e a mais rica em vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração. Também é rica em ácido elágico, que pode inibir o crescimento de células cancerígenas e em vitaminas do complexo B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário